Data:
19 a 22 de setembro de 2013
Local:
Centro de Convenções Rebouças: Av. Dr. Enéas de Carvalho de Aguiar, 23 (Metrô Clínicas) - São Paulo – SP
Veja no mapa
Informações e Inscrições
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas:
- De 2ª a 6ª feira, das 13h às 17h pelos telefones (11) 5052-7967 ou (11) 5053-4657
- Pelo website do Curso de Psicopatologia
- Pelo email
Programa
O programa encontra-se disponível para visualização neste link. Se preferir baixá-lo, acesse este link.
Invenções Democráticas: Construções da Felicidade – qual o sentido deste colóquio?
As mesas deste evento apostam que, quando invenções democráticas constituem construções da felicidade, estruturam comunidades de trabalho e saber, sustentam a atenção psicossocial às infelicidades inventivas e inauguram práticas emancipatórias de educação e justiça. Constroem a verdade como memória e bem-comum, a extensão universitária como política republicana e a própria felicidade como critério para que o dinheiro seja riqueza, de modo que a geração e a distribuição de renda dêem (e se dêem com) espaço e tempo para saúde e arte.
Bem sabemos que estas apostas são feitas a contrapelo da realidade predominante. Com efeito, por reconhecermos os destinos da liberdade nas relações sociais que sustentam materialmente a vida, inscrevemos no centro da Carta de Princípios do Nupsi-USP o paradigma do trabalho justo, sintetizado na cooperação com autonomia. Desdobramos daí o fio condutor do movimento das Invenções Democráticas e da Coleção homônima: o engajamento em maneiras criativas e solidárias de desenvolver autonomia e cooperação, em que a construção coletiva da liberdade acompanha a contraposição conjunta à lógica e aos efeitos da dominação.
Primando pela pertinência em face destas motivações ao mapear as perversões mundiais do trabalho e propor maneirar de reconstruir a amizade cívica, o economista inglês Guy Standing lançará O Precariado: A Nova Classe Perigosa, IV Volume da Coleção Invenções Democráticas, iniciativa parceira do Nupsi-USP e da Autêntica Editora.
Irá juntar-se às análises, narrativas e propostas apresentadas no encontro plural de estudantes, educadores, juízes, procuradores, sociólogos, psicanalistas, promotores, filósofos, psicólogos, economistas, engenheiros, geógrafos, parlamentares, historiadores, cientistas políticos, administradores públicos e representantes comunitários.
A disposição democrática para acolher e exprimir alteridades, bem como para alterá-las à luz do outro, constitui a unidade de princípios da diversidade intersetorial e interdisciplinar deste evento acadêmico, fazendo-nos recordar que a universidade precedeu e poderá suceder a globalização das iniquidades.
A aliança entre modos democrático-cooperativos de cultura universitária e os movimentos sociais e acadêmicos que se reconhecem como Invenções Democráticas (entre as quais a economia solidária, a educação democrática, a filosofia espinosana, a renda básica, a justiça restaurativa e a psicopatologia para a saúde pública) fortalece a democratização das universidades e das sociedades, abrindo a perspectiva da construção de uma Rede Internacional de Invenções Democráticas, contando com nomes de atuação mundial enraizados na Alemanha (Clarita Müller-Plantenberg), na Argentina (Diego Tatián), no Brasil (Eduardo Suplicy, Marilena Chauí, Paul Singer e Susan Andrews), na França (Laurent Bove), na Inglaterra (Guy Standing), em Israel (Yaacov Hecht), no eixo Portugal-Brasil (José Pacheco) e no Uruguai (Rasia Friedler).
Construtores da Felicidade de todo o mundo, uni-vos: as Invenções Democráticas querem e precisam interagir e prosperar!
Prof. Dr. David Calderoni, coordenador do evento
Organização
André Rocha Augusto Câmara Neiva David Calderoni Helena Singer Lilian L’abbate Kelian Marcelo Gomes Justo Maria Lúcia Calderoni Maria Luci Buff Migliori Rafael Felice Dias
Coordenação Geral
David Calderoni
Textos dos palestrantes
Acesse os textos dos palestrantes nos links abaixo. Se preferir baixar todos os textos de uma só vez, clique aqui.
Laurent Bove: De la domination politique et de ses rèmedes (francês)
Laurent Bove: Da dominação política e de seus remédios (português)
Marina Nóbrega & Francisco Nóbrega: Renda Básica de Cidadania e Felicidade (português)
Marina Nóbrega & Francisco Nóbrega: Citizens Basic Income and Happiness (inglês)
Renato Mezan: Esquecer? Não: In-Quecer
Diego Tatián – La invención y la herencia: Notas liminares para una universidad abierta (espanhol)
Clarita Müller-Plantenberg: O Presente e o Futuro das Invenções Democráticas (espanhol)
Petronella Boonen: Práticas emancipatórias na construção do justo (português)
Educação Integral e Territórios Educativos (português)
David Calderoni: Prefácio à edição brasileira (português)
Eduardo Suplicy: O precariado, o direito à Voz e à Renda Básica de Cidadania (português)
Marilena Chauí – As manifestações paulistanas de 2013: futuro da invenção democrática (português)
Nicolau Priante Filho & Clarita Müller-Plantenberg: Carta de intención (espanhol)