Organizado por Marcelo Gomes Justo este livro propõe maneiras criativas de desenvolver autonomia e cooperação na área psicossocial da saúde. Mais…

Invenções Democráticas – A Dimensão Social da Saúde

Marcelo Gomes Justo (Org.)

Este livro, composto por textos de vários autores, como Marilena Chauí, David Calderoni, Paul Singer, entre outros, e organizado por Marcelo Gomes Justo, propõe maneiras criativas e solidárias de desenvolver autonomia e cooperação na área psicossocial da saúde.

Desdobrados na presente publicação, eis alguns dos expressivos alicerces conceituais do NUPSI-USP, sede acadêmica interdisciplinar de invenções democráticas voltadas à extensão universitária na perspectiva da cultura da paz, apostando em fundamentos positivos da saúde ancorados no desejo de vida plena quanto aos modos de autoconhecimento psicossocial, de autoformação educacional, de autogestão econômica e de reparação jurídica comunitária.

Fundamentar e estabelecer um campo de diálogo entre a psicofarmacologia, a psiquiatria e a psicanálise sobre as formas de diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico, à luz da história da psicopatologia e da sua contemporaneidade. – diretriz do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da FSP-USP.

Saúde é um pleno bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. – definição de saúde da OMS.

… conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. – princípio da integralidade de assistência da Lei Orgânica da Saúde.

São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. – Constituição da República Federativa do Brasil, art. 6º.

O processo de desenvolvimento local depende da capacidade associativa dos sujeitos, ou seja, da sua capacidade de criar relações significativas de confiança e pertencimento. – da Carta de Princípios da Autoformação Pinheiros.

A norma, a pena, a disciplina e a obediência coagidas acompanham antes o mal-estar que o bem-estar social, ao passo que o desejo, a alegria e o prazer espontâneos constituem a relação positiva com o semelhante. – da Carta de Princípios do NUPSI.

Invenções Democráticas são maneiras criativas e solidárias de desenvolver autonomia e cooperação. A extensão universitária é um processo que articula o ensino e a pesquisa de forma a viabilizar a interação transformadora entre a universidade e a sociedade. – resolução CoCex-USP nº 4940.

Ficha técnica
Onde comprar